segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Torresmando em Piraí

Neste fim de semana fomos conferir pela primeira vez o Festival de Gastronomia de Piraí, simpática Cidade no Sul do Estado do Rio de Janeiro.


Nada como chegar lá e estar praticamente na Praça da Bandeira com amigos que nem sempre encontramos aqui do lado de casa. Sonia, Katita e Bianca aproveitaram para uma tricotagem básica.


A Galera trabalhando naquele clima romântico. 
A Chef Bianca Lopes e o Gustavo estavam entre o trabalho, a cerveja e o amor, que ninguém é de ferro.


O Chef Pedro de Artagão deu sua aula no clima totalmente família.




Na verdade, sempre encontramos uma desculpa para ir à Piraí, para ir ao Bar Rei do Torresmo, encontrar o Geraldo e comer esta delícia engordativa.



Aplicamos o Torresmo do Geraldo na Veia de todo mundo e ainda arrancamos o próprio de dentro de seu bar para que fosse ao evento mostrar sua arte aos Chefs.
Como diria Kadu Tomé.. Eu nem queria...

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Revista Couvert - Coluna "Comendo com os Olhos"


Saiu enfim a Primeira Edição da Revista Couvert.
Para quem não teve acesso à Revista, reproduzo aqui minha primeira coluna publicada.

Detalhes tão pequenos...


Quando lançamos um Guia de Gastronomia a tensão com os prazos, a necessidade de despistar os que venceram e o controle de qualidade faz com que olhemos o resultado final como um filho. Afinal de contas são mais de três mil cliques para publicar pouco mais de vinte fotos.
No ensaio fotográfico feito com os finalistas do último Prêmio Rio Show de Gastronomia os detalhes fizeram a diferença e guardam estórias que ficam presas na memória por muito tempo, servindo de aprendizado para nosso trabalho cotidiano.


Para fotografar o Bar Urca, concorrente que venceria na categoria "Melhor ao Ar-Livre" tivemos que ir tres vezes ao agradabilíssimo Bar que tem a sua frente um muro que debruça seus clientes à Baia de Guanabara. O motivo? Em todos os horários em que marcávamos as fotos, simplesmente chovia. Não teve jeito. A foto ficou colorida no primeiro plano e p&b no segundo. Pelo menos ficou diferente.



Na foto da Padaria Cirandinha, em Copacabana, candidata vencedora do Prêmio de Melhor café da Manhã, o problema veio da Itália, via Argentina. No horário agendado para a foto começava a loucura causada no bairro pela transferência do encontro da juventude católica com o Papa Francisco. Foi difícil estacionar e mesmo caminhar pelas ruas para chegar ao local e fazer a foto.



Para finalizar, fomos executar o projeto bolado pela Inês Amorim, editora do Guia Rio Show, para a capa. Na casa da Produtora Lou Bittencourt montamos o estúdio e repetimos a foto dez vezes, encaminhando cada uma das provas para aprovação.
Foram cinco horas de trabalho para fazer uma foto escoltados pelo Rodolfo, o simpático e brincalhão cãozinho de nossa produtora.

Como se vê, fotografar gastronomia não é tão simples quanto parece.